top of page

C.I.C. - Central de Inteligência Cearense


Oiê meus queridos geeks. Como vocês estão? Espero que bem!


Desta vez vamos de uma comédia popular brasileira dirigido por Halder Gomes, que nos trás o filme C.I.C: Central de Inteligência Cearense que abraça o que pretende ser: uma sátira com potencial para ir além.


ree

O filme narra a história do Agente Karkará (Edmilson Filho), um espião da Central de Inteligência Cearense, que combate criminosos perigosos. Karkará, o agente cearense, agora é encarregado de uma nova missão, na qual terá de recuperar a fórmula de um projeto ultra-secreto desenvolvido entre Brasil, Paraguai e Argentina. Um projeto tão sigiloso que nem a própria agência sabe do que se trata.


Para enfrentar os perigosos vilões Cortez (André Segatti) e Koorola (Tóia Ferraz), Karkará contará com o apoio dos agentes Romerito (Gustavo Falcão), do Paraguai, e Mikaela (Alana Ferri), da Argentina; além da incansável equipe da C.I.C.  formada por Espírito Santo (Nill Marcondes), Divina (Monique Hortolani) e a inteligência artificial Mazé (Valéria Vitoriano).


Entre sequências de ação eletrizantes e momentos hilários, a missão se torna uma jornada repleta de reviravoltas e situações inusitadas.
Entre sequências de ação eletrizantes e momentos hilários, a missão se torna uma jornada repleta de reviravoltas e situações inusitadas.


Performance do Atores


Achei os atores maravilhosos em seus papéis de personagens carismáticos. Uma performance excelente como o Espírito Santo, Nill Marcondes, e Cortez, o capanga tribiônico, André Segatti. Mas que mereciam um melhor enredo que os tornasse dignos de lembrança, e não somente cômicos. Devo também enaltecer a cena de balé com a luta de espadas entre Tóia Ferraz e Alana Ferrique uma dupla sensacional. Essa sim, digna de uma cena de Kill Bill.


ree

E com relação ao autor principal, Edmilson Filho, sua performance me pareceu um tanto caricata, fazendo com que sua atuação ficasse forçada para que o personagem fosse aceito.


Porém, com um toque único graças à direção de Halder Gomes o filme fluiu embora deixasse a desejar.


Ainda assim, C.I.C está inserido dentro daquela naquela brasilidade regional que injeta piada, expressão nordestina, a interação de Karkará com personagens latinos, carregando um DNA cultural que aproxima a audiência de forma maior do que qualquer produção estrangeira conseguiria.


Minhas Considerações


E é isso meus queridos geeks. O filme C.IC. nos traz uma trama absurda, recheada de humor e cenas de ação e adrenalina que dão um show à parte.


As cena são conduzida com uma narrativa abraçada por cenários vibrantes e personagens exagerados cheio de arquétipos do gênero de espionagem e com direito à cicatrizes.


ree

Podemos ver o Ceará em tudo: no jeito de falar, nas expressões, na torcida pelo time do Fortaleza, na gíria, no improviso, na malícia.


Entretanto, apesar da diversão garantida, acredito que não deixará marcas emocionais profundas. Enfim, C.I.C. por si só, já é uma vitória significativa para o cinema nacional, e para o público como um todo.


Confira o Trailer de C.I.C. - Central de Inteligência Cearense



Distribuído pela Paris Filmes, C.I.C chega aos cinemas em 21 de Agosto, com classificação indicativa 14 anos e 101 minutos de duração.


Elenco de C.I.C. - Central de Inteligência Cearense:


Edmilson Filho, André Segatti, Tóia Ferraz, Gustavo Falcão, Alana Ferri, Nill Marcondes, Monique Hortolani, Valéria Vitorian.


Algumas Curiosidades Sobre C.I.C. - Central de Inteligencia Cearense


  • O filme tenta explorar a cultura cearense por meio de gírias, expressões e referências culturais, embora essa abordagem seja criticada por alguns.

  • A parceria entre Halder e Edmilson, renderam produções como “Cine Holliúdy”, “O Shaolin do Sertão” e “Bem-vinda a Quixeramobim”. Em “C.I.C. – Central de Inteligência Cearense” a dupla mistura suas grandes paixões: o cinema e as artes marciais.

  • Apesar de a história se passar em diferentes lugares no Brasil, no Paraguai e na África, todas as cenas foram rodadas no Ceará, em locações escolhidas para representar diversas partes do mundo, tamanha é a diversidade da geografia brasileira.

  • O ator Edmilson Filho, lidera o elenco e assina a coreografia das lutas.


ree

 
 
 

Comments


bottom of page