top of page

Resenha: Drácula: Uma História de Amor Eterno

Oiê meus queridos geeks! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Então deixa eu mostrar aqui um breve resumo do novo filme que promete surpreender.


ree

Estou falando do novo filme "Drácula - Uma História de Amor Eterno". Um filme baseado no romance de Drácula de Bram Stoker e agora escrito e dirigido por Luc Besson. Uma espécie de filme que mistura terror com fantasia. E ao mesmo tempo um romance que supera o terror e onde a dor se torna o verdadeiro coração do filme.


Desta vez, Drácula - Wlad Dracul (Caleb Landry Jones) não é mais um monstro, mas um homem destruído e dilacerado por um amor. Um príncipe romeno amaldiçoado

que perde sua bela e amada esposa Elisabeta ( Zoë Bleu Sidel) quando luta em uma guerra em nome da igreja e acaba considerando isso uma injustiça divina. Ele blasfema contra o criador e sua alma é condenada a vagar pela terra indefinidamente. Com uma mente torturada e disposto a fazer qualquer coisa para reencontrar a sua amada. Ele irá atravessar séculos exalando uma força incrível tanto na violência e determinação em todos os sentidos da palavra chegando a ser inclusive psicopata quanto descobre através de Jonathan Hacker (Ewens Abid) em visita a seu castelo que Mina Hacker (Zoë Bleu Seidel) é a reencarnação de sua amada Elisabeta.


ree

Minhas Considerações


É isso aí meus queridos geeks! Eu já vi muitas adaptações de Drácula/Nosferatu, e sua velha lenda. Mas essa foi a melhor de todas. Um filme de terror e Conde Wlad dominando as mulheres, conforme a obra original. Mas um monstro devorado por um amor mórbido que usa estratagemas para atingir seus fins.


ree

Como nunca li o romance, não posso julgar a fidelidade da adaptação. No entanto, o filme conta com uma precisão comovente a história de amor entre duas pessoas atormentadas. Um filme totalmente transformado em um filme romântico com muita ação e ainda algumas emoções e fanatismos arrepiantes, mais do que em qualquer outra adaptação.


De minha parte, eu diria que o filme é maravilhoso!

ree

As imagens são belíssimas e as transformações espetaculares do Conde é de uma força incrível em sua violência, determinada de perseverança e amor. O filme é lindamente filmado, muito bem projetado, com cenários, pinturas, e figurinos majestosos. O trabalho com cores e variações de vermelho extravagantes por toda parte, onde cada cena parece uma pintura.


ree

Claro, talvez haja algumas pequenas distorções aqui e ali, e um pouco de exagero de alguns personagens ou até mesmo a presença desnecessárias, como as "gárgulas" que trouxeram um tom cômico ao filme, ficando um tanto deslocadas. Os cenários, figurinos e efeitos especiais estão à altura. O restante do elenco encontrou seu lugar perfeitamente e cada um servindo a esta tragédia.


ree

O filme também deixa uma mensagem clara, de como se pode cometer atrocidades em nome de Deus. Onde o amor verdadeiro é mais forte do que tudo, sendo o único que pode nos salvar. Claro que há outras mensagens relacionadas à situação atual.


A direção é firme e orquestrada, além de ser impulsionada por vários significados ricos e ousados em beleza.


Performance dos Atores


  • Considero a atuação de Caleb Landry Jones absolutamente magistral, intensa e apaixonante, mergulhado em sensibilidade de uma capacidade de transmitir a tragédia e a humanidade do personagem.

  • Zoë Bleu (Filha de Rosanna Arquet - Estava esplendorosa em seu duplo papel, tanto da amada Elisabeta cheia de sensualidade erótica, quanto também na bela e doce Nina Harcker que exalava inocência e paixão.

  • Christoph Waltz, por sua vez, está perfeito em seu papel como o padre, cheio de frases irônicas com seu sotaque alemão adicionando um toque de autenticidade e tensão.


Assista ao Trailer de Dracula: Uma História de Amor Eterno



Elenco:

  • Caleb Landry Jones 

  • Christoph Waltz 

  • Zoë Bleu

  • Matilda De Angelis 

  • Ewens Abid

  • David Shields como Henry Spencer

  • Guilherme de Tonquédec

  • Bertrand-Xavier Corbi como Capitão Targol

  • Salomon Passariello

  • Haymon Maria Buttinger


ree

Algumas Curiosidades


  • Drácula 2025 - Adota um tom romântico, quase sensual. A figura do vampiro é tratada com uma delicadeza incomum, lembrando menos o predador noturno do que o amante torturado, à maneira de Drácula (1992), de Francis Ford Coppola, onde a paixão e a tragédia dominavam.

  • Zoë Bleu está perfeita eu sei duplo papel de Elisabeta/Mina, me fez lembrar muito sua mãe Rosanna Arquertt em uma personagem do filme Pulp Fiction de quando era mais jovem.

  • Christoph de Waltz, foi vencedor de Óscar como um sacerdote caçador de vampiros que segue de perto a trajetória de Drácula.

  • Danny Elfman, compositor que assina a trilha sonora. Elfman, que é conhecido por contribuir com cineastas como Tim Burton e Sam Raimi, ganhou reconhecimento internacional por compor mais de 100 trilhas sonoras, incluindo as de BatmanOs Fantasmas se Divertem Homem-Aranha.

  • Luc Besson apresentou seu filme "Drácula, um Conto de Amor" em 1º de agosto de 2025, em L'Aigle, na Normandia, a enésima adaptação do romance de Bram Stoker. Em sua palestra, ele enfatizou sua busca pelo romantismo absoluto, um amor mais forte que a morte. Falou das lágrimas que sentiu ao descobrir a música de Danny Elfman e da alegria de ter trabalhado com atores e atrizes extraordinários.


ree

 
 
 

Comentários


bottom of page