top of page

Resenha: O Ritual

Oiê meus queridos geeks! Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Desta vez trago "O Ritual", um filme dito terror e mistério inspirado em fatos reais dirigido por David Midell e escrito por Midell e Enrico Natale. Um típico filme de possessão visuais e muitas referências à igreja e à espiritualidade. No filme, O Ritual acompanha a história dos padres Theophilus Riesinger (Al Pacino) e Joseph Steiger (Dan Stevens). Um vive em crise de fé, e outro tem um passado conturbado. Entretanto, os padres deixam de lado suas diferenças e se unem para dar início uma série de exorcismos e salvar a jovem Emma Schmidt (Abigail Cowen) que está supostamente possuída, por forças demoníacas.


ree

Os eventos acontecem em 1928, em uma pacata cidade agrícola de Earling, Iowa, onde vive uma jovem chamada Emma Schmidt que sofre de fenômenos sobrenaturais aterrorizantes e inexplicáveis. Sua família, por ser católica, acredita que Emma esteja possuída e busca ajuda na Igreja, atravéz do padre Theophilus Riesinger, um experiente sacerdote conhecido por realizar exorcismos. Riesinger viaja para Iowa onde irá encontrar Joseph Steiger, um padre mais jovem e cético em relação à possessão demoníaca e que assombrado pelo suicídio recente do irmão, para dar incio as sessões de exorcismo.


ree

Os exorcismos ocorrem em um convento anexo a uma igreja paroquial. Quando o ritual 

começa, os demônios se revelam como antigos espíritos imundos, incluindo 

Belzebu, Judas Iscariotes e assim como o falecido pai de Emma, um homem que abusou dela em vida e o espírito de sua tia, que dizem ter praticado

bruxaria.


Considerações Sobre O Ritual


É isso meus queridos geeks. Assisti ao filme inteiro, mas não o chamaria de terror. Querem rotular como terror mas não é. O filme é como uma história documentada cinematográfica e provavelmente o filme mais realista, preciso, bem atuado sobre um exorcismo real e muito bem documentado. O filme não tenta seguir um romance ou um relato ficcional, mas sim seguir os fatos de fato. E é isso o que o torna mais interessante e instigante por que ele entrelaça temas como fé, mortalidade e a misericórdia ilimitada de Deus. O filme segue uma narrativa envolvente que leva os personagens ao limite, forçando-os a confrontar seus medos e inseguranças mais profundos. O Ritual também trás questionamento sobre a doença mental e a medicina convencional, em vez de uma guerra espiritual trazendo a ideia de que por se tratar de uma doença mental torna a situação muito mais assustadora.


ree

Portanto o que eu diria a vocês é: vale a pena assistir pelo seu fato historico, sem esperar uma obra-prima do género. Assistam vocês mesmos e descubram se gostaram.


Então meus queridos geeks, se vocês gostam de histórias de exorcismos baseadas em eventos reais

e se interessam pelo diabo, exorcismos, possessão, bem e mal, e tudo o que eles representam, então esse filme é para vocês!


ree

O filme Ritual estreia 31 de Julho. Mas atenção! Saibam que a possessão está mais perto do que se imagina.


Considerações Finais


O filme como um todo é bastante agradável de assistir. Sinto que muitas das críticas negativas que circulam por aí são fruto de pura preferência e expectativas altíssimas.


ree

Entretanto, como um pequeno ponto negativo que eu vejo, é a ação da câmera.que ao criar uma sensação de desconforto e suspense, é filmada de forma trêmula, o que muitas vezes se torna bastante desorientador. Claro que é bom em termos cinematográficos, mas na minha opinião não combina com esse tipo de filme.


Trailer de O Ritual



ELENCO DO FILME

Al Pacino, Dan Stevens, Ashley Greene, Abigail Cowen, Patrick Fabian, Patricia Heaton, María Camila Giraldo, Meadow Williams, Enrico Natale e Ritchie Montgomery.


Algumas Curiosidades Sobre O Ritual

  • O Ritual foi um filme descartado, e 28 anos depois foi considerado o melhor filme; uma reviravolta total. História, atuação e direção muito à frente dos filmes caros e ruins de hoje, foi como o exorcista.

  • Este filme é particularmente interessante porque é baseado no exorcismo mais famoso dos Estados Unidos, de 1928, e teve até um artigo na revista Time de 1936 sobre ele, bem como um livro chamado "Begone Satan!".

  • O filme foi lançado pela XYZ Films em 6 de junho de 2025 e recebeu críticas negativas.

 
 
 

Comentários


bottom of page