24ª Parada da Diversidade foi segregada!
- Mãe Dú Geek

- 14 de set.
- 3 min de leitura
A comunidade LGBTQIAPN+ de Recife está órfã! Porque não existe mais representantes do Movimento em Recife e os que restaram se acovardam diante de tamanha afronta contra o Movimento. Representantes se elegeram e tomaram um outro viés político.

E a minha crítica em relação à 24ª Parada da Diversidade em Recife 2025 é que, enquanto o evento busca reforçar a luta por direitos e a celebração da comunidade LGBTQIAPN+ outros alegam que houve problemas em edições anteriores como o surgimento de grupos que realizaram ataques e furtos durante o evento, causando pânico e correria, apesar do policiamento presente.
Como se furtos fossem alguma novidade - ou diferença, em qualquer evento aqui em Recife.
E agora querem mudar o formato da edição 2025 para uma concentração única, em um espaço no qual agora denominam "Arena da diversidade", adotando um novo formato em um único local, concentrando as atrações artísticas, culturais e políticas alegando que é para fortalecer a segurança, a acessibilidade e a participação do público.

Mas sabemos que o fato em si não é este. E sim, a relação ao uso político da LGBTfobia por parte de candidaturas, que buscam votos utilizando o tema de forma negativa desvirtuando o propósito do evento. Onde há tendências de alguns em fazerem da parada um "evento qualquer", perdendo o foco na luta por direitos e transformando a parada em um mero evento cultural.

A Parada da Diversidade de Pernambuco, na cidade do Recife, sempre foi vista pelo mundo como um desfile de seus componentes, participantes, trios elétricos e apresentações de palco. Agora o formato é abandonado, para trazer "mais segurança", porem a função principal de uma passeata LGBTI+ é dar visibilidade aos nossos corpos, discursos e alegria a uma sociedade CisNormativa, delimitar nosso espaço é como invisibilizar nossa mobilização anual!
A falta de segurança é um problema, mas a mudança de formado não resolve o problema, apenas limita aqueles que lutam por direitos e agrada por vez aqueles que sempre se incomodaram com o movimento. Além disso, a segurança no local não cobre o trajeto até o avento. A falta de segurança não foi resolvida, apenas nos enfiaram num "local seguro".

Esse modelo de nada tem haver com a visibilidade e representatividade. Nada que venham a fazer para sanar esse golpe será como antes, pois a parada representa a celebração e união que busca dar visibilidade à comunidade, mostrando que todas as famílias devem ser aceitas, celebrando a pluralidade de vozes e estilos, especialmente da população negra e periférica, que muitas vezes é de invisibilidade.
A parada da Diversidade é uma oportunidade de celebração, com música, dança e cor, que se consolida como um dos maiores eventos de orgulho e resistência do estado, reforçando o compromisso com a inclusão.

Entretanto, de uns tempos para cá, o movimento vem sendo reprimido devido pressões da Elite de Boa Viagem que diante de campanhas e acordos políticos, conseguiu festa vez aquilo que já vinha sido tramado a tempos, como sempre tudo que fazem na surdina em seu seus planos de SUPRIMIR e SEGREGAR o MOVIMENTO LGBTQIAPN+.
Resultado?
Restou apenas um palco temporário, onde as pessoas ficaram sujeitas a imposição desse acordo que ao mesmo tempo LIMITA espaço como forma de conter aquilo que na realidade afronta a tal suposta sociedade de pessoas de bem. E que desta forma não perturbem o bom sossego da Elite da Orla de Boa Viagem. A mesma elite que alega que seus filhos, netos e idosos precisam de paz.
Entretanto se fazem bastante barulhento quando tomam para si espaços para benefícios próprios. Como temos vistos nos últimos anos. O Parque D. Lindu por exemplo, foi usurpado. A av. da Orla, foi usurpada. As ruas ao seu entorno, foi usurpada. E a Parada que outrora foi palco de DIVERSIDADE, agora será totalmente, parada, concentrada e segregada devido a acordos políticos.

Encerro aqui dizendo que a Orla de Boa Viagem, virou palco somente para "Marcha Para Jesus", presente! "Atos Políticos" da extrema direita, presente!
Enquanto que a Parada da Diversidade Real, ficará AUSENTE por que foi SEGREGADA! Restando apenas as cinza na memória do que OUTRORA, fora um Desfile do Orgulho do que era a Parada da Diversidade e da COMUNIDADE LGBTQIAPN+ em Boa Viagem!
Entendam! Contra fatos, não há argumentos!




Comentários