A Mãe Dú Geek na Bienal PE
- Mãe Dú Geek
- 17 de nov. de 2023
- 4 min de leitura
O que dizer sobre a 14° Edição da Bienal Internacional de Pernambuco?
Oiê meus queridos geeks, hoje eu gostaria de compartilhar com vocês um breve resumo de como foi a minha experiência na XIV Edição da Bienal Internacional de Pernambuco. Vou falar sobre pontos positivos, negativos e outros acontecimentos mais. Fui a convite da Lançando Dados para prestigiar esse evento.

O que é a Bienal?
Já devo começar dizendo que a Bienal de Pernambuco é o terceiro maior evento literário do Brasil. Sendo este uma das principais referências para o setor editorial no Norte e Nordeste, ou seja, é um acontecimento com múltiplas atividades desenvolvidas nos segmentos da educação, do conhecimento, das artes e da cultura.
A bienal do livro é um evento realizado a cada 2 anos.
O evento foi oficialmente registrada no Calendário de Eventos do Estado em 2011, e que o reconhecimento do poder público estadual é compartilhado com as prefeituras municipais, que mobilizam esforços e recursos para estimular a participação de professores e estudantes da rede pública de ensino, em virtude da grande oferta de títulos e de atividades de conteúdo, afim de incentivar a cultura e a leitura.

Pois a Bienal é isso tudo e muito mais, meus geeks.
A Mãe Dú Geek na bienal
Agora que já expliquei do que se trata a Bienal, vou falar das atrações que mais gostei. Deixando claro também que foi minha primeira vez na Bienal.

Então, quero falar sobre tudo o que vivenciei, falar de encontros que tive com pessoas interessantes e conhecidas celebridades no mundo da internet através de seus canais, pessoas de várias regiões do país, que tive o prazer de conhecer, artesãos, poetas, escritores, palestrantes, artistas musicais. E em especial aquela que chegaram anônimas e de repente estávamos todos envolvidos. Pessoas que há tempos não via e lá estavam nesse grande evento. E assim, a bienal me proporcionava a cada dia uma nova experiência de contatos de novos e velhos amigos. Mas é muita coisa, então farei uma postagem especial para cada um em breve.
A Bienal PE é Multidisciplinar!
Pois é, a Bienal PE, trouxe muitos convidado de ponta dentro de sua programação, além de destacar atrações, atividades musicais, contação de historias, encontros, debates sobre variados temas, além livros, filmes e documentários. Teve palestras sobre os bastidores da COVID. E diálogo sobre os conflitos do Oriente Médio. Autores e escritores que foram divulgar o lançamento de livros e muito, muito mais.
E assim foi meus queridos geeks. Lembrando que não parou por aí. Por que agora eu vou falar do momento crucial deste evento.
O RPG também chegou na Bienal PE
Geeks, vocês sabiam que nesses 10 dias de evento tivemos RPG (jogos narrativos) na Bienal PE? Promovido pela Lançando Dados, era o único estande de RPG na XIV Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, realizado em parceria com a Ediora New Order que ajudou com o envio de livros de jogos. Legal né?

Claro que também teve muitos estandes com material da cultura nerd, geek e otaku! Mas não ficou somente nisso, teve muito mais ainda do mundo do RPG neste evento.
RPG na Educação
Com o tema RPG na Educação, teve um bate-papo descontraído com André Guerra, professor licenciado em Biologia, especialista em Ensino de Ciências por Investigação, pesquisador de metodologias ativas, jogos na educação e Mestre de RPG, sobre o RPG na educação, mostrando para profissionais da pedagogia, ferramentas para motivar os jovens a estudarem e se interessarem por novos assuntos. A palestra foi mediada por Felipe Rodrigues, game designer, membro e fundador Lançando Dados e mestre oficial da Editora New Order.
Como ferramenta o RPG tem muito a ser explorado
Atualmente André trabalha com acompanhamento escolar utilizando "Aulas Fantásticas", metodologia lúdica que estimula a busca por conhecimento, promovendo a prática de habilidades sociais e cognitivas, tornando o aprendizado divertido e interativo.
Acompanhe a palestra completa aqui
O RPG e Literatura
Também tivemos uma palestra com Cesar Santos, formado em Ciências Contábeis empreendedor na área de confeitaria a 3 anos, Mestre de RPG a 19 anos, falando sobre Como a literatura fantástica transformou o universo do RPG no mundo. Uma discussão acerca das produções literárias e sua influência na produção de cenários, sistemas e narrativas de RPG, com um breve mergulho nos grandes sucessos mundiais e suas marcas nos maiores cenários publicados.
De quebra, contamos com a presença de Silvano Colli, Autor de O Herdeiro Supremo, Romance que surgiu a pedido de seu filho, RPGista, que queria ler um livro cujo a trama ocorresse em um mundo único, com magia, mistérios e muita ação, onde os personagens tivessem poderes incríveis, criaturas esquisitas, com cenários que impactavam na história, o resultado foi um livro feito para todo fã de RPG e avaliou muito bem a palestra de Cesar.
Mundo Geek na Bienal
A bienal estava repleta de atrações literárias para todas as idades, uma coisa linda, mas não pude deixar de notar que havia material moderno, afinal, literatura também avança, haviam histórias em quadrinhos de super heróis, mangás (histórias em quadrinhos japonesas), muitos livros e suplementos para os fãs da cultura pop, como Harry Potter, Jogos Vorazes, Avatar: O ultimo Mestre do Ar e muitos outros. Haviam actions figures e até alguns cosplayers. Acabei também um painel incrível e muito criativo de O Exorcista O Devoto, que rendeu fotos maravilhosamente assustadoras. Então tinha tudo para todos os gostos literários.

Beco dos Artistas
Um espaço sensacional com diversos ilustradores, quadrinistas, artistas plásticos e muitos outros artistas talentosos apresentando seu trabalho, gostaria de ter tido mais tempo para visitar todos e adquirir o trabalho de cada um deles
Conclusão
A bienal foi linda, repleta de livros e muito do mundo que a agente ama, recomendo a todos que se tiverem a oportunidade vão na próxima Bienal 2025 prestigiar esse maravilhoso Evento. Espero que tenham cada vais mais atrações por lá e que seja cada vez maior.

Até a próxima meus queridos Geeks!
Comments