Resenha: Ainda Estou Aqui
- Mãe Dú Geek
- há 7 dias
- 3 min de leitura
Oiê meus queridos geeks. Como vocês estão? Espero que bem!
A resenha de hoje é para falar sobre o filme "Ainda Estou Aqui" que estreou nos cinemas fazendo 1 milhão de reais em bilheteria só na noite de estreia e mais de 8 milhões no primeiro fim de semana e continua fazendo sucesso e emocionando pessoas por todo o mundo. "Ainda Estou Aqui".

Filme dirigido por Valter Salles que conta a história dos Paivas e como a vida deles foi radicalmente transformada numa noite qualquer de 1970, quando agentes da Inteligência do Exército bateram a casa dos Paivas e levaram o Rubem para nunca mais ser visto.

Essa é uma história real que aconteceu com mais de 30.000 pessoas desaparecidas no período do Regime Militar. Pessoas essas, que foram torturadas, assassinadas e desovadas em algum lugar. Muitas vezes onde nunca mais serão encontrados seus restos mortais. "Ainda Estou Aqui", revela a luta incansável de Eunice Paiva que enfrentou a Ditadura Militar, o luto e até o Alzheimer em busca de Justiça. Eunice não só perdeu o marido. Mas ficou detida por dias e ainda teve que cuidar dos cinco filhos sozinha enquanto exigia respostas.

A dor do luto não foi suficiente para fazer calar-se. Eunice tornou-se um símbolo de resistência. Uma mãe e esposa que mesmo diante de ameaças e perseguições passou décadas exigindo respostas e buscando a verdade mesmo quando o silêncio e a mentira eram impostos pelo medo. Eunice se forma em Direito e como advogada, atuou no caso. Muitos anos se passaram.
Eunice, inclusive se torna professora universitária. E somente em 2996, 25 anos depois após a morte de Rubens finalmente, o Estado declarar a morte de Rubens Paiva. Eunice e seus filhos receberam atestado de óbito reconhecendo oficialmente a morte de Rubens Paiva.

E é isso meus queridos geeks. "Ainda Estou Aqui" é principalmente a história de Eunice mas também as de dezenas de milhares de familiares e de amigos que tiveram que lidar com uma situação de que uma hora para outra foram jogados numa vida que não pertencia a eles e que nunca deveria ter sido a deles.
Considerações Pessoais:
Ainda bem que assisti ao filme "Ainda Estou Aqui". O filme é leve alegre mas ao mesmo tempo nos conta uma história tão pesada. Uma obra contada na história de Eunice Paiva que nos leva para o interior de sua propria história e nos envolve por meios das emoções de Rubens, esse pai que se mostrou um homem de coragem ao proteger e poupar sua família e de Eunice em sua capacidade de guardar seus sentimentos para proteger o bem estar dos filhos. E esses são sentimentos cheios de emoções que nos fazem refletir sobre o que acontecia naquela época de período tão sombrio.

Acho também que o filme abre uma janela para essa mulher incrível chamada Eunice Paiva em trazer para reconhecimento público a sua luta e a sua persistência em rebuscar o reconhecimento de corpos desaparecidos. Eu tenho certeza que esse filme vai tocar as pessoas humanamente.

Acredito que o filme "Ainda Estou Aqui" é um momento de celebração para o cinema brasileiro. Mas não só pelos números, mas por conseguir esse feito tão lindo ao contar uma história nossa através através da atuação tão forte como foi a de Fernanda Torres no papel de Eunice Paiva.
Não deixem de assistir a esse filme tão revelador sobre a tenebrosa página infeliz da nossa história.
Trailer de Ainda Estou Aqui
Elenco de Ainda Estou Aqui
Fernanda Torres, Selton Mello, Fernanda Montenegro, Marjorie Estiano, Camila Márdila, Marvel Jinkings, Antonio Saboia, Dan Stulbch
Comments