top of page

Resenha: Grito do Excluídos - Simbora resistencia dos 60 resistir para existir

Oieeee! Olha eu aqui de novo!


Desta vez trago este tema bastante simbólico "Simbora resistência dos 60" como forma de me incluir e também despertar a população para mais este ato de resistência que acontece todo ano, no dia 7 de Setembro.


E como todos sabem, o 7 de Setembro é marcado como Dia da Pátria. Dia esse comemorado como feriado nacional e que representa a Independência do Brasil desde o ano de 1822, quando o então príncipe regente D. Pedro I proclamou a separação do Brasil de Portugal às margens do riacho Ipiranga, um ato conhecido como o "Grito do Ipiranga", que marcou o início do Brasil como Nação Independente. 


Entretanto, O dia 7 de Setembro nos dias atuais que marca a Independência no Brasil de hoje vem com diversos pontos temáticos e políticas que encabeçam variados temas dentre os quais merecem destaque;

• "7 de Setembro, dia do povo"

• "A vida em primeiro lugar"

• "Povo Independente é Povo Soberano”,


E baseado nisso Recife, mais uma vez se tornará será palco da "31ª Edição do Grito dos Excluídos".


O Grito dos Excluídos é ato organizado em conjunto com o Partido dos Trabalhadores (PT) que acontecerá em meio a um momento de tensão política, devido ao julgamento do Ex presidente Bolsonaro, agora inelegível e outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF), que teve início no dia 2 de setembro em uma ação que investiga a tentativa de golpe de estado com o objetivo de manter o ex-presidente no poder.


O ato do PT, intitulado “Povo Independente é Povo Soberano”, está marcado para as 9h, no Parque Treze de Maio, no centro da cidade. O objetivo é defender os interesses nacionais diante do aumento de tarifas. No mesmo local e horário, será realizado. Já o Grito dos Excluídos e Excluídas 2025, este ano aborda o tema “A vida em primeiro lugar”. O evento ciclístico "Pedal do Grito" também estará presente para o ato, partindo do Parque da Jaqueira, na Zona Norte, em direção ao Treze de Maio.


A mobilização deverá reunir lideranças políticas do PT, movimentos sociais, centrais sindicais, organizações religiosas e coletivos populares. Entre as pautas defendidas estão a soberania nacional, a preservação ambiental, a redução da jornada de trabalho sem redução salarial, a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil e a taxação de grandes fortunas.


E em contra partida também irá de toda essa mobilização, a oposição da direita também fará seu manifesto através de um ato em Recife, às 14 hs na Av. Boa Viagem (Zona Sul de Recife) com o slogan “Todos na Rua”, tendo como foco principal o apoio ao ex presidente Jair Bolsonaro e a defesa da anistia para os condenados e investigados pelos atos de 8 de janeiro. Dentre os participantes no ato estarão o ex-ministro do Turismo Gilson Machado, vereadores, deputados estaduais e federais. Os organizadores defendem a liberdade de expressão, os valores cristãos, a soberania nacional e a rejeição à “perseguição política” contra o ex-presidente.


Apesar de vivermos em uma democracia as manifestações da situação e oposição, as manifestações aconteceram em diferentes horários e locais.


E assim, a cidade de Recife junto a população deverá refletir sobre a polarização nacional em torno de temas como independência e soberania para um Brasil mais justo.


Algumas Curiosidades


O Grito dos Excluídos é uma manifestação que ocorre em em Recife no dia 7 de Setembro como um protesto e ao mesmo tempo que dá voz aos "gritos silenciados" das periferias, dos excluídos e da população em geral, como contraponto à celebração oficial da independência. As manifestações são um momento para exigir justiça social, defender a democracia e pressionar por políticas públicas que atendam aos mais necessitados, contrapondo-se à desigualdade e à fome que afetam a população. 


E é isso meus queridos geeks.


Vistam a camisa verde e amarela, leve a bandeira do Brasil e vamos mostrar a força do povo brasileiro!

 
 
 

Comentários


bottom of page